Quem sou eu

Minha foto
A riqueza histórica e cultural de Nova Friburgo, já seria por si só um grande motivo para nos dedicarmos a essa cidade, mais ainda quando a nossa família faz parte dessa história. Tenho orgulho das minhas raízes e busco, com esse trabalho, facilitar a pesquisa de informações sobre a genealogia das famílias dos colonizadores dessa cidade. Também convido a todos a compartilharem suas informações, documentos, fotos, etc, possibilitando a construção de um grande banco de dados sobre os imigrantes.

Brodt

Hessen, Alemanha

Brasão Hessen


Mapa Hessen


Brasão de Hanau, Hessen.

Brasão de Hanau

Descendentes de Johann Michael Brodt

1a Geração

1. Johann Michael Brodt nasceu em 1779 em Ostheim, Hanau, Hessen e morreu em Porto Alegre, RS.
Ele chegou em Nova Friburgo em 1824 e veio no barco "Caroline". Ele recebeu a casa 68 e o lote 27. Ele era agricultor e tinha terra boa, mas vivia sempre muito adoentado e era muito pobre. Em 1828 ele mudou-se para o RS onde participou da Revolução Farroupilha (1835-1845).
Ele casou com Anna Maria Vollrad. Anna Maria nasceu em 1794 em Breda, Holanda e morreu em data desconhecida.
Filhos de Johann Michael Brodt e Anna Maria Vollrad
i. 2. Johanna Catharina Brodt nasceu em Jan. 17, 1816 em Breda, Holanda e morreu em Jul. 3, 1900 em Santa Cruz do Sul, RS.
ii. 3. Wilhelm Heidrich Johannes Brodt nasceu em 1819 e morreu em data desconhecida.

2a Geração (Filhos)

2. Johanna Catharina Brodt nasceu em Jan. 17, 1816 em Breda, Holanda e morreu em Jul. 3, 1900 em Santa Cruz do Sul, RS. Ela casou com Christian Conrad Frantz em Jan. 8, 1837 em Porto Alegre, RS. Christian Conrad, filho de Johann Adam Frantz e Anna Dorothea Charlotte Günsch, nasceu em Set. 5, 1809 em Altenmittlau, Hessen-Kassel e morreu em Abr. 4, 1893 em Santa Cruz do Sul, RS.

3. Wilhelm Heidrich Johannes Brodt nasceu em 1819 e morreu em data desconhecida. Ele casou comF rancisca Bernardina Pereira.

Livro de chegada dos alemães em Nova Friburgo em 03 de maio 1824. Temos que Johann Michel Brodt recebeu a casa 68 e era lavrador e tinha 45 anos, sua esposa Ana Maria com 30 anos e os filhos Joanna Catharina com 7 anos, Guilherme Henrique com 5 anos e João Jacob com 12 dias.

22 comentários:

  1. olaá, meu sobrenome é Brodt, e o mais perto que eu cheguei de conhecer minha arvore genealógica foi vcs! se possível me retornar! Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Bernardo,
    Tenho uma cópia do livro de chegada dos alemães a Nova Friburgo do dia 3 de maio de 1824. Coloquei um recorte do detalhe da página 34 que consta acima. mas posso te passar essa cópia por e-mail, Pode escrever para cesarraibertvalverde@gmail.com
    Seria muito bom conseguir mais dados dessa familia e espero estar contribuindo com a tua árvore genealógica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou gaucho e minha mãe é Adélia Brodt, filha de Francisco Hugo, Brodt, neta do Capitão Manoel Pererira Brodt(Herói da Guerra do Paraguay, tem um Livro sobre a sua biografia)) e bisneta do Johann Michael Brodt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Você tem mais detalhes dos descendentes de Johann Michel Brodt?
      Pode me passar para o e-mail: cesarraibertvalverde@gmail.com
      Abraços

      Excluir
  4. Meu nome é Viviane de Azevedo Brodt, filha de Jorge Valerci Brodt, neta de Francelina Brodt e bisneta de Manoel Pereira Brodt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane Tambem sou descendente dos Brodt e venho pesquisando por mais de 40 anos. Voce poderia, por favor, me passar as datas de nascimento e morte de Francelina? Nao estou conseguindo acha-la na lista dos filhos de Manoel Pereira Brodt. Talvez ela tenha outro nome.

      Excluir
    2. Manoel Pereira Brodt tem um livro sobre ele, escrito por um maçom de Novo Hamburgo RS, Sr. Arlindo Thöen, o nome do livro é MANOEL PEREIRA BRODT HERÓI DA GUERRA DO PARAGUAY, porque o Capitão também era maçom. Narra todas batalhas de que le participou e detalhes de atos de bravura. Foi como voluntário aos 17 anos de idade com seu tio Albin Brodt,cabo do exército, que o conduziu. Eram de Sapiranga RS. Manoel Pereira Brodt era filho de Johan Michael Brodt. Francisco Hugo Brodt, meu avô, e Adélia Brodt Orsi, minha mãe.A nossa família é de Campo Bom RS ao lado de Sapiranga RS. A história é essa mesmo que já havia pesquisado que o colono de Nova Friburgo muito fraco para a lavoura veio ao RGS e viviam em Sapiranga RS, seu filho Herói da Guerra do Paraguay, após o retorno da guerra e com um ferimento grave na cabeça, recebeu para continuar a sua vida e talvez em tributo a sua participação heróica na guerra um Cartório de Registro de Notas em Sapiranga RS e onde está enterrado no Cemitério Evangélico, apesar de ser católico, pelo fato de ser maçom não aceitaram enterrá-lo no cemitério católico. Pesquisadores sapiranguenses possuem com certeza muito mis dados.

      Excluir
    3. Minha avó Se chamava Francelina Georgina Brodt. Nasceu em 23/02/1911 e faleceu em 23/08/1967.

      Excluir
  5. Bom dia Viviane Brodt,
    Caso tenha dados da genealogia dos descendentes de Johann Michel Brodt, por favor, me passe para o e-mail:cesarraibertvalverde@gmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar, voce tem interesse no arquivo dos Brodt? Tenho alguma coisa. Tambem sou descendente

      Excluir
    2. Cesar, voce tem interesse no arquivo dos Brodt? Tenho alguma coisa. Tambem sou descendente

      Excluir
  6. Boa Noite pessoal, q legal essa página sobre nossos descendentes e confesso w temos poucos parentes aki egostariamos muito de saber sobre nosssos antepassados, me chamo CECILIA MELINA RIBAS BRODT ,filha de Sergio Ribas Brodt e neta de Telmo luiz Brodt, somos de Cruz Alta RS vou deixar aki meu emai e se puderem me manter informada sobre nossa hisótria desde já agradeço melbrodt@hotmail.com abraços a todos os Brodt

    ResponderExcluir
  7. Cecilia voce sabe o nome do pai do Telmo Luiz Brodt? Tenho um arquivo sobre os Brodt e poderia linca-lo e te enviar.

    ResponderExcluir
  8. Olá sou descendente dos Brodt também,Johann Michel Brodt e meu pentavÔ. Tenho algumas informaçoes dele na minha árvore genealogica, gostaria muito de
    poder trocar informaçoes , quem quiser trocar informaçoes comigo fale com anaclaralima0311@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ana Clara.
      Tudo que tenho esta no blog.
      Solicitei mais informações aos que deixaram mensagens anteriormente, mas nan obtive resposta.
      Abraços

      Excluir
  9. Ola! Sou bisneta de Otto Brodt, casado com Juilieta Alves Brodt, que tiveram um filho em Rio Grande, RS. Alguém conhece algo sobre este ramo da família. Gostaria muito de saber mais!

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou gaúcha de São Leopoldo. Sou tetraneta de Johann Michel Brodt.Trineta de Wilhelm Heinrich Brodt e bisneta de Miguel Pereira Brodt. Tenho o livro Manoel Pereira Brodt, mas quase não há informações sobre Miguel, meu bisavo.Gostaria de saber mais. Se puderem me ajudar, fico muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Benno Brod
      Bom dia, dona Brodt, "gaúcha de São Leopoldo". Também sou Brod, mas sem o t de vocês. Meu avô se estabeleceu em Arroio do Meio. Foi uma satisfação topar com essa conversa do César Valverde e vocês. Meu tel. é (51)3592.1574. Somos parentes, de muito longe? Gostaria de conhecer a sra. Seu telefone? Sou padre jesuíta e moro no Santuário.

      Excluir
  11. Olá pessoal. Minha bisavó era Brodt, consequentemente minha avó também.
    Minha bisa era Eloína Brodt e minha vó se chamava Ilka. Gostaria muito de saber mais sobre a família.
    A minha bisavó tinha 5 irmãos, entre eles Zelinda Brodt.

    ResponderExcluir